domingo, 20 de março de 2011

Curiosidades dos filmes musicais - Parte 4 - " Dirty Dancing "


DIRTY DANCING

- A roteirista do filme, Eleanor Bergstein, baseou o enredo em parte da sua vida. Ela foi uma dançarina de Mambo, participando de competições ao estilo “Dirty Dancing”. Também foi instrutora em um estúdio de dança durante seus tempos de universidade.
- O grande motivo que levou o diretor Emile Ardolino a chamar Patrick Swayze é o fato dele ter sido bailarino da Companhia de Dança de L.A. e também poder atuar
O casal de Dirty Dancing

- Jennifer Grey, a atriz já tinha o rosto conhecido, pois em 1986 atuou em "Curtindo a Vida Adoidado" como a irmã que atormentava a vida de Ferris Bueller (Mathew Broderick), um dos personagens mais queridos pelos adolescentes da década de 80.
- Outro ponto marcante do filme é a bela escolha da trilha sonora que vem misturada com músicas dos anos 60, como a graciosa "Be My Baby" e anos 80 como "Hungry Eyes" e "She Likes the Wind" (interpretada pelo próprio protagonista Patrick Swayze).
- Dirty Dancing - Ritmo Quente, foi relançado nos cinemas americanos em 1997, após uma grande campanha feita por telespectadores através de um programa americano de entrevistas.
- A canção "She's Like the Wind", que receu diversos prêmios, é cantada pelo próprio Patrick Swayze e foi co-escrita por ele.
- As cores das roupas do casal central são propositalmente contrastantes; enquanto a moça veste roupas de cores leves e alegres, o rapaz veste sempre de preto ou cores escuras.

A diferença de cores nas roupas do casal

-  As academias ficaram repletas de muitas inspirações no filme. Não só através dos cabelos cacheados da atriz principal, como nas saias dançantes da época.

- Val Kilmer e Billy Zane estiveram cotados para o papel de Johnny Castle, mas Kilmer declinou e Zane não era suficientemente bom dançarino.
Val Kilmer e Billy Zane
- A série norte-americana Glee interpreta (I'Ve Had) The Time Of My Life no episodio 09 da segunda temporada, os personagens que cantam são Sam Evans (Chord Overstreet) e Quinn Fabray (Dianna Agron)
- O orçamento de Dirty Dancing foi de apenas seis milhões de dólares.
- O filme foi seguido por Dirty Dancing - Noites de Havana, em 2004.
Dirty Dancing - Noites de Havana
- Foi feito um remake do filme que foi lançado em 2004.
- A música "The Time (Dirty Bit)" do grupo Black Eyed Peas contém samples de "(I've Had) The Time Of My Life"
- Em sua autobiografia, Patrick Swayze contou sobre sua relação com a Jennifer Grey. Segundo ele, a atriz era muito sentimental, chorava bastante quando era criticada e era, as vezes, descompromissada. Swayze admitiu que perdia bastante a paciência.
- Ganhou o Oscar de Melhor Canção Original ("(I've Had) The Time of My Life").
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Canção Original ("(I've Had) The Time of My Life"). Foi ainda indicado em outras 3 categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Patrick Swayze) e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Jennifer Grey). 
Foi uma total releitura da década de 50, com direito a muitos vestidos, salto alto e balanço no corpo. Um ar meio nostálgico tomou conta, meio tempos da brilhantina. Era fácil avistar uma mulher procurando imitar o filme em busca de romance.





Nenhum comentário:

Postar um comentário